O processo de revitalização do Porto do Rio segue a tendência das principais cidades ao redor do mundo, que reformularam sua região portuária. Os maiores exemplos são Puerto Madero, em Buenos Aires, e o Porto de Barcelona, na Espanha. O projeto Porto Maravilha prevê uma série de melhorias para o entorno do porto, como investimentos em iluminação pública, recuperação de patrimónios culturais, pavimentação, calçamento, drenagem e plantio de árvores.
Entre as obras já em andamento, está a nova alça de acesso rodoviário às Docas, via que pretende desafogar o trânsito na Avenida Brasil ao desviar o acesso de caminhões de carga com destino ao terminal. A demolição da alça de subida do Viaduto da Perimetral também está previsto para a primeira fase do projeto, bem como a reurbanização do histórico Morro da Conceição, marco da ocupação da cidade no século XVI. Os bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo também serão beneficiados com obras e melhorias.
O Píer Mauá, porta de entrada dos turistas que chegam à cidade a bordo de transatlânticos, também trará modificações em suas instalações, que vão do armazém 1 ao 4. Sede de um dos mais importantes eventos de moda do país, o Fashion Rio, o espaço também abrigará o Museu do Amanhã. Parceria entre a Prefeitura e a Fundação Roberto Marinho, o espaço será dedicado à sustentabilidade.
Construído em 1912 e abandonado há anos, o Palácio D. João VI abrigará as futuras instalações da Pinacoteca do Rio, que, entre as inovações, terá um teleférico ligando o prédio ao Morro da Conceição. Com isso, o projeto Porto Maravilha prevê que toda a região portuária do Rio se transformará no local ideal não somente para o turismo, com a beleza da Baía de Guanabara funcionando como cenário perfeito para visitantes, mas também um pólo de investimentos que agregará lazer e negócios, trazendo inúmeros benefícios para a cidade.
comentário do administrador:
Processo de revitalização que o rio vai sofrer nos próximos 6 anos vai construir um novo rio ou seja vai ampliar a zona sul para o centro.
comentário do administrador:
Processo de revitalização que o rio vai sofrer nos próximos 6 anos vai construir um novo rio ou seja vai ampliar a zona sul para o centro.
Fonte: Instituto Pereira Passos e prefeitura do rio de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário