Arte e educação. É propiciando a interação entre estes dois pilares importantes para a cultura de uma cidade, de um país, que o MAR e a Escola do Olhar chegarão ao cenário carioca. Resultado de uma parceria da Prefeitura com a Fundação Roberto Marinho, o MAR estará concentrado em dois prédios da Região Portuária - o Palacete Dom João VI, imóvel histórico da Praça Mauá construído em 1912, que estava abandonado há anos e será recuperado, e logo ao lado, o prédio da Polícia Civil, que também será reformado.
De acordo com o site do Palácio da Cidade, a Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro decidiu investir num projeto ousado e transformador, trazendo para crianças e jovens uma nova perspectiva de olhar o mundo. MAR - lugar de arte. Escola - lugar de educação. Uma complementando a outra. Aprendizado e prática na interação entre os dois espaços. Exposições permanentes e temporárias, auditórios, midiateca e pátios de aprendizado. O olhar de artistas e colecionadores com o olhar dos alunos interagindo-se entre si o tempo inteiro. Toda esta efervescência cultural estará à disposição de todos na Zona Portuária, área que está sendo revitalizada e transformada em pólo turístico da cidade.
Considerado pelo prefeito Eduardo Paes o "coração cultural do projeto de Revitalização do Porto", a Pinacoteca Escola do Olhar, ao juntar arte e educação, tem como objetivo maior estimular crianças e jovens a descobrir o prazer da criatividade; incentivar um olhar criativo na observação do mundo à sua volta. Não será apenas mais um museu ou centro cultural, será um ambiente de incentivo à criatividade e um espaço de divulgação da cultura carioca e brasileira.
Para isto, as atividades do MAR estarão centradas em cinco focos de ação: exposições-diálogo da arte brasileira com a arte estrangeira; exposição permanente sobre a paisagem e o cotidiano carioca; exposições de interação com o espaço urbano, inclusive a céu aberto; formação de professores; e a ampliação da capacidade de percepção dos alunos.
O projeto prevê ainda um amplo bar-restaurante com vista total panorâmica para o conjunto urbanístico da Região Portuária.
* Com informações do site GloboOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário